O que é Open Banking?
Open banking é a oferta de produtos, serviços e informações de uma instituição financeira a outra empresa (Fintech, Varejista, Seguradora, ou outros), através de API’s para a criação modelos de negócios inovadores. O assunto que já foi regulamentado na Europa através do PSD2 e está na mira das regulamentações do Banco Central do Brasil e vai transformar o mercado financeiro brasileiro.
Open Banking além do mercado financeiro
O Open Banking transforma os serviços financeiros tradicionais e cria uma série de oportunidades, estimulando a competitividade do mercado. Esse movimento, além de impulsionar o surgimento de novas empresas, abre possibilidade à empresas que tenham grande fluxo monetário. É possível remodelar diferentes negócios, para que se crie novas relações entre o consumidor e as empresas e, dessa forma, sejam geradas oportunidades benéficas para ambos os lados.
O impacto do Open Banking no varejo
Neste novo cenário, quem detém o poder de ter o cliente sai na frente. Ninguém melhor do que o varejista, como exemplo desse contato próximo.
A partir do Open Banking, o varejista pode obter um série de vantagens e se livrar de questões que impactam diretamente nos resultados dessas empresas. O Open Banking no varejo pode revolucionar todo o conceito que existe até agora, veja como no White Paper.
Bruno Xavier Barbosa
Pós graduado em Inteligência de Mercado pela FIA,atualmente está focado em tecnologia, softwares, transformação digital e inovações no mercado financeiro. Atuou em projetos ad-hoc para os segmentos de telecomunicações, cosméticos, bancos e também passou pelos mercados de seguros e varejo.